sexta-feira, 27 de abril de 2012

BOM NOBAS DI GUINE: DOIS DIRIGENTES POLITICOS LIBERTADOS, A GUINE-BISSAU ESPERANDO MELHORES DIAS DO DIALOGO PARA A SAIDA DE CRISE.


CORTESIA: GBissau.com*

Carlos Gomes Jr. (Esq) e Raimundo Pereira (Dir.)
Carlos Gomes Jr. (Esq) e Raimundo Pereira (Dir.)
O Presidente Interino Raimundo Pereira e o Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr. foram libertados ao início da tarde de hoje em Bissau, momentos após o encontro entre o Comando Militar e os chefes das forças armadas da Nigéria, do Senegal e da Costa do Marfim.
De acordo com uma fonte militar em Bissau – não mandatada para falar em nome do grupo – disse que as duas figuras já se encontram a caminho de Cotê D’Ivoire (Costa Marfim) onde presumivelmente vão estar hospedados por alguns dias, antes de qualquer tomada de decisão sobre os seus futuros políticos.
Embora a reuniao extraordinaria tenha exigido o retorno à legalidade constitucional, nos círculos politicos e militares guineenses, são poucos os que admitem a possibilidade do regresso de Carlos Gomes Jr. à chefia do governo. Daí que as probabilidades das duas figuram estarem em Costa de Marfim para qualquer tipo de negociação sejam quase escassas.
Em Bissau, não houve nenhum anúncio formal e oficial por parte do Comando Militar sobre a libertação das duas figuras.
Mas, a mesma fonte militar adiantou que Raimundo Pereira e Carlos Gomes Jr. seguiram para a Costa de Marfim na “companhia de três chefes de estado maior de três países da Subregião”. Tratam-se, portanto, das chefias militares da Costa de Marfim, de Senegal e a da Nigéria.
Recorde-se que o governo de Carlos Gomes Jr. fora derrubado na sequência de Golpe militar de passado 12 de Abril. E na reunião da CEDEAO na quinta-feira em Abidjan, a cúpula Africana tinha dado um último de 72 horas para a libertação de todos presos políticos, nomeadamente Raimundo Pereira e Carlos Gomes Jr.
Se estas exigências não fossem cumpridas, a CEDEAO tinha ameaçado “impor, com efeito imediato, sanções específicas sobre os membros do Comando Militar e seus associados, bem como sanções diplomáticas, económicas e financeiras sobre a Guiné-Bissau.”
Até ontem o Comando Militar falava de apenas três prisões que incluíam também o secretário de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria, o brigadeiro-general Fodé Cassamá. Ainda não se sabe se Fodé Cassamá foi libertado ou não.
Entretanto em Bissau, aguarda-se a chegada de mais uma equipa técnica da CEDEAO para começar a estudar as moldes de retorno à normalidade constitucional bem como a formação de um governo de transição com uma duração de um ano.
*Com a Contribuição de Jornalista Califa Soares Cassamá, em Bissau

1 comentário:

  1. cómo el sr. benjamin lee service me concede un préstamo !!! hola a todos, soy lea paige matteo de zurich, suiza y quiero usar este medio para expresar mi gratitud al sr. benjamin service por cumplir su promesa al otorgarme un préstamo, estaba atrapado en una situación financiera y necesitaba refinanciar y pagar mis facturas así como poner en marcha un negocio. Intenté solicitar préstamos a varias empresas de préstamos, tanto privadas como corporativas, pero nunca lo logré y la mayoría de los bancos rechazaron mi solicitud de crédito. pero como Dios quisiera, me presentó una amiga llamada lisa rice a este servicio de financiación y me sometí al debido proceso para obtener un préstamo de la empresa, para mi mayor sorpresa en 5 días hábiles al igual que mi amiga lisa, yo también estaba otorgó un préstamo de $ 216,000.00 por lo que le aconsejo a todos los que deseen un préstamo, "si debe comunicarse con alguna empresa con referencia a obtener un préstamo en línea con una tasa de interés baja de 1.9 y mejores planes / cronograma de pago, comuníquese con este servicio de financiamiento. , él no sabe que estoy haciendo esto, pero debido a la alegría en mí, estoy muy feliz y deseo que la gente sepa más sobre esta gran compañía que realmente otorga préstamos, es mi oración que Dios los bendiga más. ya que ponen sonrisas en las caras de las personas. Puede contactarlos por correo electrónico en {247officedept@gmail.com} o enviar un mensaje de texto a través de whatsapp + 1-989 394 3740.

    ResponderEliminar